Realizado pela FÓRUM Conhecimento Jurídico e pelo Observatório da Nova Lei de Licitações (ONLL), o 18º Fórum Brasileiro de Contratação e Gestão Pública — FBCGP foi um sucesso, reunindo nos dias 11 e 12 de maio em Brasília-DF, centenas de servidores públicos, membros de diversas instituições e órgãos de todo o país, além de autoridades e especialistas em contratações públicas.
A programação consolidou a tradição do FBCGP na abordagem dos temas que envolvem as contratações e licitações, sendo um dos principais celeiros de inovação, fonte de conhecimento, debate e atualização sobre compras públicas do Brasil.
Como parte dos esforços dos realizadores do evento para ampliar a compreensão acerca da Nova Lei de Licitações — Lei nº 14.133/21, a décima oitava edição do FBCGP abordou, como principal tema, “A Nova Contratação Pública”.
O presidente e editor da FÓRUM, Luís Cláudio Ferreira, fez uma importante reflexão sobre o porquê de debater essa temática na décima oitava edição.
“É preciso pensar a licitação voltada para a eficácia e, assim, celebrarmos o nascimento de uma nova contratação pública que vai atender um país carente”, reiterou.
Neste ano, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) foi a patrocinadora oficial do evento. Defensora da modernização das compras públicas, a instituição, por meio de seu diretor jurídico, Cássio Borges, apresentou uma análise acerca da necessidade em garantir a eficiência das contratações.
“Entre vários aspectos, também fazemos a leitura de que, um estado ineficiente na contratação, é um estado que contribui para o aumento do ‘Custo Brasil’. E esse evento, além de outras ações, é uma oportunidade extraordinária para modernizarmos o processo brasileiro de contratação pública”.
O coordenador do ONLL, um dos palestrantes do FBCGP e membro do Comitê Gestor da Rede Nacional de Contratações Públicas, Victor Amorim, falou da responsabilidade que o portal assumiu de ser essa grande praça de debates sobre a Lei nº 14.133/21.
Assista ao vídeo:
O encerramento da décima oitava edição do FBCGP foi feito pela diretora-executiva da FÓRUM, Maria Amélia Mello, que convidou os servidores a continuarem se capacitando, como forma de contribuírem e construírem uma “Nova Contratação Pública” para o país.
“A cultura do medo, do erro… precisa ser transformada para a cultura da capacitação, da inovação, de realmente poder fazer novos processos de contratação pública, que façam com que os serviços cheguem a quem precisa. No próximo ano, quando a Lei já estiver sendo aplicada, vai ser o momento de discutir: ‘como a lei está sendo operada, como está rodando, o que vai resultar de tudo isso?’. Então, o 19º FBCGP vai ser histórico, tão novo e tão imperdível, como esse foi”, finaliza reforçando a importância da qualificação e convidando para as atividades de 2024.
>>> Veja a cobertura completa no blog da FÓRUM Conhecimento Jurídico.