Lançado esta semana, pelo Ministério da Economia, o novo portal de Compras do Governo Federal, o Compras.gov.br. Entre as mudanças do site, estão o layout e a navegação dividida de acordo com o público-alvo: fornecedor, agente público e cidadão.
Uma das principais novidades do site ainda é a seção sobre a nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021). A página traz toda a atuação do ministério na regulamentação da norma. Até o momento, já foram identificados mais de 60 pontos da nova lei que precisarão ser atualizados ou revisados. O ME realizou 14 consultas públicas e publicou nove normativos sobre o tema.
De acordo com Renato Fenili, secretário-adjunto de Gestão do ME e autor da FÓRUM, o portal terá conteúdo sobre os sistemas, normativos, novidades e capacitações em contratações públicas. “É um primeiro grande passo rumo à transformação da comunicação com fornecedores, agentes públicos e sociedade. Um dos focos também foi privilegiar a comunicação com o mercado, queremos aumentar a competitividade nos processos de contratação”, destaca.
O site foi desenvolvido conforme os serviços mais utilizados pelos usuários. Um deles é o ambiente de consulta detalhada, uma das seções mais acessadas. Na seção, os interessados poderão acessar itens como “Pregões abertos para proposta”, “Dispensas Eletrônicas abertas para proposta”, “Pregões abertos para lance” e “Atas de Registro de Preços”.
Segundo o ME, os agentes públicos que utilizam o portal de compras terão uma página reformulada e simplificada. A nova apresentação reúne todas as informações e ferramentas necessárias para otimizar os processos de compras e contratações.
Os cidadãos poderão acessar o portal diversos painéis para a análise das contratações públicas e dos gastos da União.