O Ministério da Economia (ME) apresentou, em um webinar alusivo aos seis meses da entrada em vigor da nova Lei de Licitações, as novidades no sistema do pregão eletrônico. Trata-se de uma solução tecnológica que permite aos pregoeiros acesso único a todas as funcionalidades do sistema.
A nova funcionalidade integra o módulo “Área de Trabalho – Governo” ao pregão eletrônico. Com isso, as informações das contratações da modalidade pregão eletrônico estarão disponíveis para os usuários do sistema, já que, até então, constavam na página apenas os dados dos Estudos Técnicos Preliminares (ETP Digital) e dos processos de compras realizados por meio de cotação e dispensa eletrônica. O módulo possibilita acesso único às principais funções do sistema, bem como permite a visão gerencial das etapas do processo de contratações públicas.
Para Cristiano Heckert, secretário de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, a novidade é bastante relevante, já que o pregão eletrônico representa mais de 99% das licitações feitas pelo governo federal. Ele explica que os operadores do sistema passarão a receber alertas e avisos de pendência, opções de filtros, visualizações, favoritos e detalhamento de fácil visualização dos processos. Além disso, o sistema tem integração com outros subsistemas como de intenção de registro de preços, gestão de atas e painéis.
Outra mudança lançada no webinar é a alteração do nome do sistema de compras do governo federal. O Comprasnet 4.0 passou a se chamar Compras.gov.br.
Mais novidades em breve
De acordo com o ME, novas entregas estão previstas para o ano que vem, como a interface mais intuitiva, evoluções na interoperabilidade de sistemas e no uso da inteligência artificial. O órgão adianta que atualização do Plano de Contratações Anual e o Termo de Referência são duas novidades que estão por vir. A pasta informa ainda que outra iniciativa prevista é o lançamento de um aplicativo por meio do qual os fornecedores poderão fazer credenciamento e enviar propostas e lances, tanto para licitações quanto para dispensas de licitações.